Friday, January 27, 2012

A Ferro e Luz!

Reiniciando os trabalhos por aqui, quero mostrar um artificio simples mas extremamente útil para quem usa ferro de solda. No dia-a-dia, é fácil contar com a luz do próprio dia ou de uma luminária por perto. Mas num backstage escuro e apertado, atrás de um palco - onde nem sempre a luminária é benvinda, essa é uma  improvisação bem legals.
Materiais:
- Ferro de solda de 60 watts com voltagem de 127 ou 220 volts ( eu tenho ambos, porque se você viajar 100 kilometros, já encontra voltagem diferente).
- Luminária portátil com base em formato de CLIP, escolha um modelo pequeno a qual seja possível separar a base (CLIP) da lanterna. Este modelo da foto custou 6 reais e utiliza 3 pilhas do tipo LR44.
- Travas ou algemas plásticas descartáveis pequenas.
 Material separado.
 Algemas plásticas fixando a base da lanterna (CLIP) no corpo do ferro de soldar.
Pronto! Coloque a lanterna na base(CLIP) e prontinha para usar!
A lanterna é móvel, ou seja, a parte de cima que é fixada ao CLIP gira para os lados e tem ajuste de altura.
Desta forma, é possível direcionar o feixe de luz. No Japão, eu utilizava um ferro de solda que já agregava um LED, alimentado pela próprio cabo de força do ferro (bastava acionar uma chave on/off). Mas esse referido ferro de soldar era de 100 volts (voltagem do Japão) - não o trouxe comigo! 
No mercado, encontram se disponíveis pistolas de solda com luz, mas são enormes e os roadies necessitam de ferramentas compactas, mas eficientes. Esta é uma alternativa além de paliativa, uma boa solução!
Curtiu! Pois é, este ano estou voltando a dar o Curso de Técnicos de Palco e Roadies! Novidades em breve! Este blog consiste em complementar e atualizar todos os cursos que ministro. 
Valews! Em breve mais gambiarras!

7 comments:

  1. Que legal a idéia Henry! Tenho uma luminária idêntica aqui, vou mandar bala e fazer uma cópia por aqui!
    Abração!!

    ReplyDelete
  2. Legals, Tanaka, parabéns pela oficina nova, qualquer dia, vou visitá-lo! Logo mais coloco mais gambiarras! abrax!

    ReplyDelete
  3. Engenhoca legal e muito interessante essa,nem dira que é uma gambiarra,lembra um sabre de luz.
    Bom pra quando faltar energia na minha oficina,kkk!
    Abraços

    ReplyDelete
  4. isso se o ferro funcionar sem energia,hehehee!

    ReplyDelete
  5. Eu tenho um ferro maçarico a base de gás, portátil também... e solda muito bem. Já utilizei nessas ocasiões que o ser humano deveria parar e relaxar, mas sabe como é...

    ReplyDelete
  6. Muito legal a idéia, e muito boa a foto do blog também, de quem é aquela guitarra? Sempre acompanhei os teus relatos no outro blog, se tiver mais algum, poste ae prá gente! Abração e boa sorte no novo blog!

    ReplyDelete
  7. valews Diego, a guitarra da foto é do guitarrista da banda Raven, Mark Gallagher. Fui técnico de guitarra dele!!!

    ReplyDelete