Monday, February 13, 2012

JUNTANDO O FAMIGERADO COM O INUSITADO!

Aêee galera, 
Esta semana que passou, bolei mais uma traquitana que poderá melhorar a vida de muitos técnicos de cordas, principalmente nesses locais obscuros e providos de pouca luz...atrás dos palcos ou em cantos apertados, com iluminação bastante precária! 
E sempre...mantendo o conceito de conceber ferramentas multifuncionais e inteligentes. Pois é...nem toda gambiarra é grotesca! Mas nesse caso, não é BEM uma gambiarra! É pura metalinguagem técnica!
O tema de hoje é o FAMIGERADO bloco de madeira que utilizamos para apoiar o braço dos instrumentos de cordas. Vamos fazer uma peça para guitarra ou contrabaixo. Denominamos esse dispositivo de "Bloco Apoiador de Braços", ou em inglês: NECK BENCH ou NECK REST!
Primeiro, fiz um desenho num pedaço de mogno (oriundo de um armário antigo)! As medidas: 117 mm de comprimento, 87 mm de altura e 47 mm de espessura. Caso queira fazer um específico para violão,corte com altura de 120 mm, ou use um outro bloco para calçar. Eu uso um rolo de silver tape como calço e funciona muito bem!
Utilizei um gabarito de captador P90 para marcar uma cavidade no apoiador....Sim, e vocês pensaram que seria um singelo apoiador de braço? HAHAHAHAHAHAHA Pois é, comigo sempre tem algo diferente...
Furadeira de bancada e fresa abrindo cavidades, antecedendo a Tupia manual que deverá finalizar o processo. Cavidade pra que num bloco apoiador de braços? Vocês verão.....
Tupia manual equipada de fresa com rolamento para deixar a cavidade no formato do gabarito.
Cavidade devidamente fresada, 2 furos nas extremidades da abertura e o parafuso com borboleta (medida de 1/4) que será utilizado para o que??? E para o(s) parafuso(s) serem passante(s) no bloco, é necessário utilizar uma broca de diâmetro um pouco maior que dos parafusos. Ahhhh, ainda falta mais um furo!
Rebaixando os furos dos parafusos com uma broca de 11/16. Desta forma, a cabeça dos parafusos ficará inserida neste "rebaixo". O terceiro furo executado na parte superior direita!
Aqui vai uma dica: quando é necessário abrir cavidades ou aberturas num pedaço pequeno de material, faça
isso sempre ANTES de cortar a peça. Quanto mais área útil, mais fácil apoiar máquinas manuais como a tupia e fazer aberturas numa furadeira de bancada. Sim, depois no final, você pode definir o formato do bloco, cortando-o conforme o desenho inicial. E dá -lhe serra de fita no bloco!
Próximo passo: acabamento com lixadeira de bancada. Arredondamento sutil nas "quinas" e um acabamento manual com lixas leves para finalizar!
Aqui na foto abaixo, a peça na madeira acabada e pronta para a adaptação que vocês estão curiosos para saber!
Na próxima foto abaixo, o material que deverá ser agregado ao apoiador: pequeno pedaço de EVA ou emborrachado a ser inserido na parte central do bloco - escolhemos um EVA verde! E mais: 3 parafusos de cama de 1/4, 3 borboletas de 1/4, um pedaço de plástico ( este da foto é uma sobra de um escudo tortoise sanduíche) e um corpo de esticador de cabo pequeno.
Inserção dos parafusos de cama nas aberturas do bloco! Mas o que será que o Henry Ho está "traquinando"? Foram uns 3 dias pensando nesse dispositivo que vocês descobrirão logo abaixo....
Na foto abaixo, o esticador de cabo é posicionado no furo superior do lado esquerdo. Este parafuso fixador é o único mais longo, justamente para agregar o tal do esticador no bloco. Mas que porra é essa??? Vocês devem estar se perguntando??? Ahhh, o esticador de cabos tem 2 parafusos de cada lado ( que foram retirados). Aliás, um deles utilizarei para fazer o "outro" dispositivo!!! Curiosos?
 Aqui, na foto seguinte - a visão dos parafusos inseridos no bloco - vista frontal!
 E nesta foto abaixo, a vista traseira do bloco, com os parafusos e esticador de cabos fixados no bloco.
Na parte frontal, os parafusos fixam o pedaço de escudo tortoise (cortado em formato retangular) no bloco. Lembram da cavidade feita pela tupia manual? SIM, é a tampa da cavidade! A borboleta da direita é fixa e a borboleta da esquerda é a utilizada - girando-a para o sentido anti-horário. Basta retirar a referida borboleta, empurrar o parafuso e girar a tampa para acessar a cavidade. O que colocar dentro?
Optei em utilizar a cavidade para guardar um dispositivo que será acoplado ao bloco e algumas pilhas.
Mas essa cavidade pode abrigar chaves do tipo allen, por exemplo!
Bom, esta outra peça que faz parte da traquitana (na foto abaixo) é composta de um parafuso compatível com a medida do esticador de cabos, uma aruela de pressão, porca e um "L" - o menor que encontrei numa loja de ferramentas. SIM, é um dos parafusos originais que estavam no esticador de cabos.
Além desse dispositivo...montado conforme é possível conferir na foto, fiz um pequeno bloco de 40 x 30 x 10 mm. Continuam curiosos?
O pequeno bloco, parafusado neste dispositivo. Utilizei 3 aruelas pequenas para afastar um pouco o parafuso que estava um pouco longo em relação ao bloquinho.
Aqui na foto seguinte, o motivo deste dispositivo: ser o APOIO de outro dispositivo que resolvi adaptar no meu bloco apoiador de braços!
SIM, Aqui...o verdadeiro motivo das adaptações no bloco apoiador de braços! Esta luminária utilizada para músicos de orquestra para iluminar o pedestal de partituras no palco. Este produto também é utilizado por tecladistas e técnicos de áudio. E claro!  Pelos roadies...para "clarear" nossas mesas de trabalho na escuridão do backstage! Fiz uma adaptação no bloco apoiador para fixar esta luminária!
Lembram daquela cavidade que criei no próprio bloco com a tampa retangular de tortoise? É onde guardo o dispositivo da luminária e as pilhas da luminária.
O bloco apoiador de braços com o emborrachado colado na parte curvada superior, tampa do compartimento, dispositivo do clip da luminária acoplado no esticador de cabos que adaptei na parte de trás do bloco!
O mais legal, que o dispositivo agregado ao esticador tem ajuste de altura (basta girar o parafuso, ou regular a altura do esticador pelo parafuso de fixação! Veja na foto seguinte!
Aqui a luminária fixada no dispositivo do bloco apoiador! Uma traquitana e tanto...Agora sim, acho que vocês entenderam a "engenhoca" que bolei! Por isso, é multifuncional!
Nesta foto abaixo, um visual macro de como o clip da luminária é fixada no dispositivo do esticador. No bloquinho - que tem as dimensões similares ao clip!
Olha a luminária em funcionamento! Nesta foto seguinte, regulei a câmera fotográfica com mais abertura para vocês terem uma ideia de como fica o sistema em ação. Essa luz é artificial, para melhorar a visualização, para vocês entenderem!
Nesta foto, a traquitana funcionando em ambiente de pouca luz! Ou seja, em escuridão real! A luminária é excelente..paguei 60 reais na loja Made in Brazil em Moema!
Aplicação da ferramenta: apoiando um braço de uma guitarra e iluminando a mesa de trabalho. Este bloco tem um furo do lado esquerdo que serve para fixar um enrolador de cordas (amarelo, visível perto do traste 2 da guitarra)! Desta forma, é uma ferramenta 3 em 1!
Aqui, as duas lâmpadas da luminária e a guitarra no backstage! E ajuste máximo de altura! As hastes da luminária são articuláveis e cada lâmpada possui uma chave liga/desliga própria!
Na próxima foto, eu trabalhando e a luminária dando conta de fornecer a clareza necessária para a mesa de trabalho. Caso seja necessário, é possível desligar uma das lâmpadas e ainda obter uma luz bastante razoável para trabalhar!
Mais uma fotinha para vocês terem uma ideia do sistema! Quando é necessário mais luz, basta aproximar o bloco apoiador em direção ao corpo do instrumento. Neste foto abaixo, o sistema estava na região do primeiro traste - Ou seja, bem afastada do corpo, mas fornecendo iluminação muito boa.
E logicamente, nesta última foto...só para vocês perceberem que a traquitana também funciona bem como apoiador de braços!
Espero que tenham gostado! É uma adaptação para quem trabalha em shows e eventos - em backstage escuro e sem iluminação! Quanto mais ferramentas versáteis e multifuncionais, melhor!
Para ser honesto, eu bolei um suporte específico para essa luminária, mas quando pensei no bloco apoiador, não resisti! Fiquei maquinando uns dias até chegar nesse projeto...e felizmente, eu acho que ficou bastante razoável. Mandem suas opiniões e críticas! Grande abrax!

7 comments:

  1. Caramba, esse post foi foda! Apoiador versátil e high-tech...
    Fiquei curioso com um detalhe, a fresa da tupia com rolamento para copiar o furo do gabarito, onde conseguir? Pois normalmente só encontramos as fresas com o rolamento posicionado na ponta...
    Valeu mestre Henry!

    Fabrício Nunes

    ReplyDelete
  2. fala Fabrício, essa minha fresa é da Stewmac. Eu tenho uma nacional, mas olha...é mais cara e não dura muito...
    o link da stewmac:
    http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Routing/Ball_Bearing_Router_Bits.html

    ReplyDelete
  3. Olá muito boas as dicas hein... traquitanas funcionais!
    Aproveito pra te fazer uma pergunta: As companhias aéreas proibem o transporte de objetos pontiagudos, nesse caso como fazemos para levar nossas ferramentas?

    Valeuu!
    Gustavo.

    ReplyDelete
  4. Gustavo,
    eu utilizo uma mala da NOVA CASE, bem reforçada, que segue como bagagem despachada. Na minha bagagem de mão, eu levo alguns itens como enrolador de cordas, lanterna e outros.
    O case de ferramentas segue junto com o equipamento da banda e as vezes, cabe dentro de outro case do backline.
    Qdo estou voltando, além da bagagem de mão, tem a mala maior com as roupas, neste caso...faça o chek in mais cedo e normalmente, os atendentes deixam o case passar, sem pagar o excesso...

    ReplyDelete
  5. Puta merda! Aonde eu aprendo a ter idéias assim?

    ReplyDelete
  6. Henry kick´s ass again !

    Cara quando pensamos: "Esse cara se superou" ele logo tira outra da cartola !

    ReplyDelete
  7. Magina galera,
    de qquer forma, agradeço a receptividade de vcs, valews!

    ReplyDelete