Sunday, February 5, 2012

Gambiarra Firmeza mano!

Ano passado estava arrumando minha mala de ferramentas e descobri que 2 rebites estavam soltos, deixando os furos a mostra. Provavelmente soltaram quando ela caiu no chão, no meu último trabalho de 2011. Procurei alguns rebites novos e quando estava prestes a colocá-los, resolvi deixar do jeito que estava. Não sei porque, imaginei que poderia me aproveitar da situação - deixar as cavidades abertas para algo que eu pudesse adaptar! E os dias se passaram! Mas sabe como é...final de ano, férias, preguiça, cansaço, etc...
Bom, quando comecei o ano organizando as coisas da mala, achei minha MINI MORÇA e logo pensei: "tenho que fazer algum dispositivo para prender essa morça com firmeza". Visualizando os dois furos dos rebites que soltaram, pensei: é ali mesmo que vou improvisar algo!
Primeiro separei os materiais: base de madeira para a MORÇA, parafusos, 2 sargentos, 1 mola, uma canaleta de alumínio - utilizada para fixação de prateleiras e obviamente a dita cuja, a MINI MORÇA!
Essa é a base de madeira (foto abaixo) que utilizava na MORÇA. Essa base era retangular e esse furo com rebaixo - era na verdade, um jeito de fixá-la em bancadas (que também tenham um furo). A fixação é feita com um parafuso de 5/16 e respectiva borboleta. Mas quando eu trabalho em shows, não existe nenhuma bancada com furos, porque normalmente uso um CASE de gabinete de falantes Marshall como mesa de trabalho. Esse corte em "L" na base de madeira, tive que fazer para o encaixe do sargento - que vocês poderão visualizar (e entender), logo mais abaixo!
Esta é minha MINI MORÇA - peça minúscula que levo na mala. Em shows, não tem muito sentido levar uma peça maior. Mantendo sempre a filosofia de "ferramentas compactas e versáteis".

Essa MORÇA é bem "chinfrin", mas é o que tinha em termos de peças minúsculas na época. Coloquei uma mola no parafuso que ajusta a abertura da ferramenta - que melhorou a "pegada" da peça!
Futuramente, quero uma MINI MORÇA de qualidade melhor, mas eu já perdi muitas ferramentas na estrada (por desleixo, por correria e por má fé de outréns)! Pois então...é algo a se pensar né?
Fixei a morça na base de madeira com 2 parafusos e coloquei também um parafuso menor (1/4) e uma borboleta na cavidade da base que estava exposta.
Aqui na foto seguinte, os parafusos, arruelas, arruelas de pressão e as porcas, que foram utilizadas para fixação do suporte na mala. O referido é uma canaleta de alumínio utilizada para fixação de prateleiras em paredes. Tenho várias aqui em casa e são peças excelentes para gambiarras! Pois é, nunca as utilizei para o propósito que foram concebidas....hahahahahahahahhaahaha!!!!!!!!!!!!
Na foto abaixo, a canaleta fixada na parte externa da mala de ferramentas. Como já tinha 2 furos disponíveis (por causa dos rebites que soltaram), só fiz um terceiro furo.
A canaleta é baixa e está posicionada na parte superior da tampa do case. É discreta e visualmente combinou com a "vibe" da minha mala. Caso tenha que viajar de avião, basta retirar a canaleta da parte externa e colocar dentro da mala. Para cobrir os furos na parte externa, preparei 3 rebites de poliestireno que são inseridos sob pressão. Mas sem viajar de avião, esse suporte fica fixado na parte externa e não interfere nada.
                                   
Na foto da sequência, a MORÇA encostada na canaleta sob a tampa da mala de ferramentas que está fechada e o sargento que fixa todo o conjunto. Esse sargento é um grampo pequeno (número 2) bastante útil. Tenho 2 peças na mala que já consertaram muitos headstock(s) pela estrada!
Coloquei um emborrachado verde sob a tampa da mala para facilitar a visualização. Mesmo que seja necessário abrir o case, o conjunto não se desprenderá! Uso a mala como bancada...ou coloco a mala numa bancada e a deixo deitada com a tampa fechada. Mas a maneira como tudo foi concebido, posso abrir a mala sem interferir na fixação do sistema. Muito prático!
Na foto abaixo, um exemplo de aplicação desta MORÇA: a manufatura de um NUT ou pestana. Sim, é bastante incomum em shows! Mas eu já tive que fazer e digamos...uma meia dúzia de vezes! Como a morça está fixada adequadamente sob um case de metal recheado de ferramentas e bem pesado...o conjunto da obra oferece a firmeza necessária para esse tipo de procedimento.
Mas já precisei usar a morça para cortar parafusos e fixar peças para algum tipo de reparo. E soldava cabos em tempos de outrora com esse sistema...até idealizar aquela peça que mostrei em postagem anterior (que diga de passagem, funciona bem melhor que este sistema), mas isso para cabos! Não para NUT e outras aplicações!
Aqui nesta próxima foto, mostro como o sargento fixa a morça na canaleta, vista de cima. Motivo pela qual fiz o recorte em "L" na base de madeira, como citei anteriormente.
Coloquei o emborrachado verde, para facilitar a visualização: o sargento fixa de um lado, a parte "recortada" da base de madeira fixada abaixo da morça. E a outra extremidade do sargento é apoiada na canaleta de alumínio. Basta um aperto suficiente e pronto!
Outra opção seria colocar a MORÇA sob uma base de madeira com 2 furos. Abrir duas cavidades na mala, para os parafusos serem passantes com travamento por borboletas. Mas eu teria que furar orifícios maiores na mala ....que não me agradou. E essa coisa de montar e desmontar, também não é muito funcional. No palco, tudo tem que ser rápido, prático e simples!
Nesta opção, a canaleta fica fixada na parte externa da mala de maneira permanente e basta prender a MORÇA com um sargento. Ou seja, é muito mais rápido e fácil. Caso tenha que retirar a canaleta, é só desparafusá-la. Mas ela deverá permanecer onde está. E já encontrei outras serventias para esse suporte externo! Por exemplo, ela pode ser a base de fixação de uma luminária que utilizo no backstage. O posicionamento da canaleta proporciona a fixação da luminária com a tampa da mala aberta ou fechada. Ou seja, bem legals! E as outras serventias, vocês terão oportunidade de conferir em breve!
Na oficina de luthieria, escolha 2 MORÇAS (uma pequena e outra grande) de boa qualidade! Para fixar na bancada, você pode fazê-la diretamente na mesa, mas eu aconselho a utilização das bases de madeiras. Isso dá mais estabilidade para o sistema.
No palco, essa foi a alternativa mais adequada. E segue a dica de hoje: muitas vezes, a solução não está na peça....e sim, no local onde o equipamento será instalado. No caso de quem trabalha com shows e eventos - onde não temos mesas e bancadas próprias. Improvise o dispositivo na sua mala de ferramentas. Sim, ela será sua bancada eventual, dependendo do que você precisa fazer!
É isso aêee galera...grande abrax!
PS: em breve mostro minha mala de ferramentas, que é fabricada pelos meus amigos da Nova Case!
Esta sim, diferente da minha MINI MORÇA chinfrin...é um case robusto e de qualidade de alto escalão...provavelmente sobreviverá a 2012...com profecia ou sem profecia!

2 comments: