Thursday, November 20, 2014

Adaptando um captador de guitarra no violão, mas apenas para afinação em palco!

Não lembro quem foi que me mandou essa foto, talvez 2 amigos, o Rodrigo Fantoni (guitartech do Machine Head) e o Kevin Devogel (guitartech do Gogol Bordello) - me marcaram na foto...no Facebook.
Bom, não é novidade que afinar um violão "ao vivo", tanto na passagem de som, como na apresentação, pode ser um transtorno - principalmente, se o referido instrumento não estiver com um sistema de captação de qualidade. E na ausência de captador, pior ainda.
Alguns violões possuem apenas um captador piezo sem pré amplificação, como o caso do Thinline ou o Gold T, da Martin. E mesmo plugando um afinador TOP, a condição é instável.
Lembro do show do Big Noize, montei minha bancada perto da bateria do Vinnie (Appice) e apesar de ser um violão Taylor com captação excelente, passei alguns perrengues...
E no R5, o guitartech deles tinha que toda hora sair do palco para afinar...e olha que era um J45 Gibson com sistema B-Band!
E sobre o Snark Tuner, é um afinador bem preciso e rápido. Mas resolvi fazer algo similar ao captador da foto.
Esse é o pickup da Malagoli, HH777 versão Blade com imã cerâmico. Pedi a eles que fizessem uma versão para adaptar no violão. Os suportes ou braçadeiras laterais são peças que eles desenvolveram. São 2 pares de cada lado que funcionam como encaixe e possuem regulagem de abertura.
O que eu fiz, foi aproveitar apenas o par de um dos lados (do jeito que eles usam) e do outro lado, apenas inseri uma das peças da braçadeira. Essa peça única apenas apoia na "beirada" da boca do violão e o clip (tipo jacaré) é que faz a fixação do outro lado.
Na foto abaixo, as duas abraçadeiras completas de um lado, e apenas uma do lado oposto.
Na foto seguinte, as partes desmontadas, para entender melhor como funciona o sistema. Ou seja, as placas de fixação são parafusadas (com mola) e isso propicia o ajuste de altura do captador.
E na foto abaixo, o sistema montado na minha versão:
E o porque aproveitar apenas um dos lados? Desta forma, a inserção do captador/abraçadeiras no instrumento (considerando que está com cordas) é bem mais fácil. Basta "afrouxar" o encordoamento e colocar o pickup com cuidado. O jacarezinho apenas fixa a única lamina inferior.
Continuo com a regulagem de altura do captador e o sistema ficará fixado de maneira segura. Para remover: solto o jacaré, movimento o pickup para cima (em minha direção) e depois na direção contrária para dentro da "boca" do violão e posteriormente solto a parte superior e separo do instrumento.
Ainda não testei por completo, mas achei a remoção um pouco trabalhosa...mas no quesito afinação, achei excelente. Sim, experimentei tocar com ele e olha...muitos ficariam impressionados com a qualidade do timbre. Em breve, mais fotos e impressões...

1 comment: