Friday, January 27, 2012

Menos é mais!

Curte tecnologia? Tem profissionais que a utilizam e outros que são tradicionalistas...Eu sou daqueles que parecem transitar de um lado para outro...mas tendenciando bastante para o lado tecnológico!
Uma vez estava no backstage ajudando os roadies do Savatage (eles tinham um laptop na época, 2001). Estava tudo na máquina: input list, rider, os samplers, procedimentos, etc...e o stage manager olhava pra mim, para o laptop e dizia: é o futuro! É a tecnologia! Pois é! o melhor jeito de prever o futuro é inventá-lo!
Laptops no palco e no backstage ainda reinam absolutos, mas os tablets estão chegando aos poucos e reforçam o lema: menos é mais! Quando a gente trabalha na estrada, não tem como levar "tudo". Em geral, optamos pelo mínimo indispensável. O laptop vai na bagagem de mão e trocá-lo por um tablet com a mesma performance, é abrir espaço para mais uma calça ou 2 camisetas pretas! Sim, tô falando sério!
Estou utilizando um tablet de 7 polegadas e entupi de programas: afinador digital cromático, gravador multipistas, backtracks, analisador de espectro, calculadora científica, drum kit, teclado virtual e tocadores de áudio. Ele funciona com sistema operacional Android e o editor de textos é bem decente. Armazeno arquivos como: riders, mapas de palco, set list, check list, input list, manuais de equipamentos, esquemas técnicos, diagramas e galeria de fotos.
E não faltam softwares usuais como GPS, mapas, programas de compartilhamento de informações (que indicam o que tem nas redondezas: bancos, restaurantes, lojas, serviços e etc...)que é ótimo quando estamos na estrada. Tem ainda previsão do tempo, trânsito e acesso as redes sociais, email, comunicadores....tudo via Wi-Fi ou 3G!
O HD externo para backup será dispensado em breve (o meu tem 2 partições). O pendrive e os cartões SD já estão em relacionamento sério com o tablet. Desta forma, sai o HD e abre vaga na mala para mais um par de meias! Sim, eu tô falando sério!
Comprei um Bluetooth USB Dongle - conversor para Bluetooth, do tamanho de uma unha de polegar. Ele não serve no tablet, mas em breve acharei um compatível com o Android. Ou seja, um cabo a menos na mala! E falando em bluetooth...esse protocolo vai substituir a maioria das conexões de áudio via cabo. Aliás, pude comprovar isso recentemente num evento corporativo. Ou seja, os cabos sempre existirão, mas o bluetooth deve diminuir a quantidade dos mesmos.
Já ouviu falar do iShower? Graças ao bluetooth, muita gente já toma banho escutando música debaixo do chuveiro - utilizando um controlador que edita ou executa funções do iPhone (via bluetooth). E as caixas de som também são acionadas, via idem! Com uma interface iRig MIDI e um iPhone, você pode até dispensar o tablet e abrir espaço na mala para mais uma camiseta preta! Sim, eu estou falando sério!
Bom, hoje comecei a arrumar minhas ferramentas e cheguei a conclusão que não cabem todas na minha mala (de ferramentas, diga de passagem). Estou reprojetando algumas e a regra do "menos é mais" vai ter que prevalecer. Pelo menos minha bagagem pessoal vai ficar mais leve por conta da tecnologia! Mesmo que digam que a humanidade está adquirindo toda essa coisa HI-TECH CERTA, mas para todas as razões ERRADAS! Sobre isso, eu não sei...mas tem facilitado minha vida...e olha que eu estou falando sério!

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Wilson CachorrãoMay 17, 2012 at 7:21 PM

    Cara eu tenho tudo em um pendrive; set list, room list, check list, letras (quando o patrão resolve colar), etc mais cópia de tudo em um netbook, que já usei até para fazer atualização em uma G-System que estava com pau. Tecnologia é tudo, sabendo usar é sempre bem vinda.
    Próximo passo é um tablet mesmo.

    abs e parabéns pelo blog.

    ReplyDelete