Friday, December 28, 2012

"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

Recentemente, trabalhei num show da banda Livres do meu aluno Felipe Dyck e quando ví o rack de guitarras dele - todo envolto por uma luminária de PVC transparente contendo LEDs....pensei..."vou fazer a mesma coisa com meu rack"! Pesquisei por ai e encontrei luminárias de LED flexíveis em formato de cinta. Optei pela marca chinesa NVC. Conversei com eles e fizemos uma parceria bem legals. A cinta de LEDs da empresa não requer uma fonte específica com retificação. A cinta contém um chip retificador ( o que deixa o sistema mais enxuto e mais prático de montar). A qualidade dos LEDs é ótima e tenho opções em 127 e 220 volts, várias cores e o tamanho é definido em cada meio metro (127 volts) e cada metro (220 voltas). 
Andei pesquisando e não encontrei nenhum guitar tech que usa esse tipo de luz no backstage. Então resolvi adaptar e quem sabe serei o pioneiro...E logicamente, muitos o farão depois que lerem essa postagem e checarem a eficácia desse tipo de iluminação. Nas fotos abaixo, a simulação da cinta de LEDs no meu Studio de Luthieria sob a bancada. 
Pelo fato de ser uma cinta flexível, as possibilidades em termos de disposição são imensas. A empresa me forneceu braçadeiras específicas para fixação da "serpente" - que devo utilizar para desenvolver um dispositivo especial para fixação.
Recebi da filial da NVC estes dois catálogos completíssimos com info, fotos e especificações técnicas. Excelente parceria! Vou desenvolver uma workstation utilizando as luminárias da empresa e em breve postarei aqui.
Aproveitando a idéia do Felipe, coloquei a "serpente iluminada" no meu novo rack de guitarras. Quebrei um pouco a cabeça para fixar a cinta de maneira definitiva. Sem que a peça interferisse na montagem do rack. E ficou bom. Utilizei 3 metros de material, fixadores fornecidos pela empresa e abraçadeiras pretas com trava. Veja como ficou nas fotos abaixo:
 Aqui na foto abaixo...uma visão mais geral de como ficou a iluminação do rack.
E por isso a citação do: "Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão". Tecnicamente falando...é um artifício bem bacana...subjetivamente falando...hahahahahahaha....os significados são muitos!

Para a bancada utilizei uma cintas de 1 metro: uma de 127 volts e outra de 220 volts.
Para acessar o site da empresa: http://www.nvc-lighting.com/
Quem quiser saber mais sobre onde comprar, me mandem email: hh777@bol.com.br

1 comment:

  1. ZHONGXING focuses on developing intelligent T8 Led, Led T5 lighting products with complete kinds

    ReplyDelete