Saturday, February 4, 2012

Agora tá difícil de perdê-la!

Essa dica é fácil! Não se trata de algo que eu mesmo criei ou desenvolvi. É um truque bem "velho", mas a galera da nova geração talvez nem saiba! A maioria das chaves de bateria, possuem um orifício para engate de argolas para o roadie pendurar do jeito que quiser. Mas algumas chaves disponíveis no mercado não possuem cavidades para inserção de argolas. Ou seja, são fáceis de perder!Essas chaves das fotos abaixo, são um bom exemplo de chaves com cavidades. E estão disponíveis no mercado!

Aqui embaixo, uma chave de afinação com catraca. Já usei no Japão, mas acho que só tem serventia para os técnicos " exclusivos" de bateria. Eu não levo este modelo porque quase nunca trabalho como drum-tech! E porque achei essa chave um trambolho!
Comprei chaves genéricas sem furos para mostrar como fazer os orifícios nas mesmas! Com auxílio de uma furadeira de bancada, fiz as cavidades com um broca de 3 milímetros. Importante lembrar que para fazer furos no metal, é necessário aplicar um punção (use um prego afiado). Martele o prego na peça - no local desejado. Desta forma, a broca não "patina". 
E lembre sempre de utilizar brocas finas antes...  até chegar na medida desejada. Neste caso, não foi necessário - dada a espessura pífia da cavidade. Reduza a velocidade da furadeira e use apenas brocas de aço rápido - que são as adequadas para metal. Fixei a chave de afinação num dispositivo improvisado - era um trilho de cortina antigo. Usei uma algema de plástico para fixar a chave e um pedaço de madeira para "calçar" a peça.
Furei duas unidades - uma que é reserva e fica guardada dentro da mala. A peça titular fica sempre comigo.
Eu não uso a chave de afinação da bateria no chaveiro. Prefiro utilizar um pequeno mosquete ( foto seguinte) agregado a um cordão e pendurá-lo no pescoço. O mosquete é mais prático que a argola, porque permite mais rapidez quando você necessita da chave desvinculada cordão.
Aqui, o conjunto todo preparado para o trampo! Pendurada no pescoço é mais difícil perdê-la. Na maioria das vezes, nem solto a chave do mosquete. Utilizo-a com o próprio cordão!
Quem fez o furo numa chave similar tempos atrás, foi meu brother Saulo Peghin. E ele a "pendura" no chaveiro. Eu prefiro deixá-la pendurada no pescoço porque meu chaveiro tem tantos badulaques e tranqueiras - que já me chamaram de "carcereiro".
Mais uma dica simples e segura! Amanhã mais uma sugestão legal, que trata de uma adaptação versátil para algumas ferramentas específicas. Espero que estejam gostado! Abrax!

3 comments:

  1. A é isso mesmo henry , tem coisas que são simples mais sempre é bom dar esses tóques ... pois são idéias que para técnicos de palco isso resolve e muito, se preparar antes do show deixando tudo a mão para facilitar na hora é obrigatório ...

    Esse seu novo blog esta muito legal !!!

    ReplyDelete
  2. A é isso mesmo henry , tem coisas que são simples mais sempre é bom dar esses tóques ... pois são idéias que para técnicos de palco isso resolve e muito, se preparar antes do show deixando tudo a mão para facilitar na hora é obrigatório ...

    Esse seu novo blog esta muito legal !!!

    ReplyDelete