Tuesday, January 31, 2012

Observação e Improvisação!

Um dos lugares mais legais com muita coisa inspiradora e dignas de gambiarras maravilhosas, são as papelarias. Outro dia fiquei horas dentro da Kalunga - que é uma megaloja de informática, papelaria e artigos de escritório. A papelaria Universitária também é outro lugar sensacional...onde vez ou outra deixo alguns dinheiros em troca de traquitanas.
Bom, na Kalunga, minha real intenção era apenas comprar etiquetas e uma fita vermelha demarcadora de piso. Mas como num supermercado....muitas vezes, a gente anda, olha, anda, olha, anda, olha, anda, olha e começa a comprar!
E foi assim que comprei esse kit para montar 5 pastas com: suporte de canaleta tamanho A4 com capas de plástico (polipropileno) - excelentes para classificar, proteger e apresentar documentos, relatórios e trabalhos digitados. Vocês devem estar pensando: bom...o Henry é luthier e técnico de palco, mas é professor de luthieria e dá cursos...provavelmente utilizará essas pastas na escola para apresentar trabalhos didáticos! Será???
Sim, com certeza...pensei um pouco nisso! Mas NÃO é bem assim...Minha ideia era outra, completamente diferente. Mas eu não sabia se encontraria esse kit na papelaria.
Mas encontrei e acabei comprando meia dúzia de kits! E vocês devem estar pensando: legal, o Henry vai montar uma apostila nova para o curso de formação para técnicos de palco e roadies!
Resposta: sim, já fiz uma apostila totalmente nova. Mas na verdade, estou pensando em outra coisa!
Bom, olha as canaletas que vieram neste kit das pastas. São peças mistas de várias cores e de formato triangular. Basta inserir a pasta de plástico na minúscula fenda na ponta do triângulo da canaleta e pronto!
Além dessas peças de cores mistas, comprei um pacote de 50 canaletas avulsas de cor preta por 19 reais. A propósito, o preço desse kit misto é de 7, 50 reais.
Pois é, o que significam essas canaletas coloridas de pasta junto com essas algemas de plástico coloridas? Então...será que o Henry vai utilizar isso para alguma outra coisa?
Está evidente que sim...é justamente a ideia que tive outro dia! Mas não sabia se daria certo. E até hoje, não vi algo semelhante. Mas logo depois que surgiu essa possibilidade, lembrei que tinha visto algo na Kalunga que poderia servir para tal propósito! Vocês devem estar pensando: ixi, o Henry vai fazer alguma gambiarra pra usar esse material! BINGO!
Por isso que digo: sempre bom reparar nas coisas. Um dia, você vai se lembrar e pode ser que sirva para o que você está querendo!
Nesta foto abaixo, utilizei as algemas para fazer a fixação das canaletas! Ué???? fixar as canaletas onde??? Pois então, as canaletas amarela e vermelha fixadas em algo preto???
Sim, esse "algo preto" é a base superior de um pedestal de microfone. Fixei duas canaletas de cada lado utilizando duas algemas de plástico nas extremidades.
Agora sim hein! Ficou fácil de saber do que se trata! Olha a foto abaixo! As canaletas de pasta se transformaram em suportes de palhetas para guitarristas e baixistas!
Como disse anteriormente: comprei um pacote com 50 canaletas pretas avulsas. Mas resolvi comprar as canaletas coloridas para tirar as fotos para o blog - para facilitar a visualização! Como as canaletas pretas se confundiriam com o suporte do pedestal do microfone (que também é preto), resolvi utilizar canaletas coloridas. E olha que eu curti as amarelas,vermelhas e azuis!
Nesta foto abaixo, coloquei várias palhetas de medidas de espessura diferentes, tamanhos diversos e formatos variados. Ou seja, a canaleta suporta e fixa palhetas de dimensões diferentes. Na verdade, a maioria dos guitarristas e baixistas utilizam sempre palhetas de padrões iguais!
Na foto seguinte, palhetas brancas inseridas na canaleta preta fixada no pedestal de microfonação do amplificador. As canaletas avulsas que comprei são um pouco menores que as coloridas, mas funcionaram perfeitamente!
Nesta foto abaixo, usei uma fita crepe azul da scotch para fixar a canaleta com as palhetas no cabeçote. .
 Outra foto com diferente perspectiva do suporte de palhetas. 
E aqui na foto seguinte, o suporte de palhetas da Dunlop, que custa em média de 15 a 20 reais no mercado. O referido suporte agrega até 6 palhetas perfiladas. 
O meu suporte improvisado agrega até 10 palhetas perfiladas e o pacote com 50 canaletas custa 19,90. Uma média de quase 4 centavos cada canaleta + custo de 2 algemas de plástico. Ou seja, ainda é BEM mais barato que o suporte da Dunlop!
Um detalhe: em vez das algemas de plástico, o roadie pode utilizar Silver Tape, Gafer Tape ou espuma dupla face para fixação das canaletas. Mas eu prefiro as algemas plásticas. As fitas ou espuma dupla face deixam a "gosma" do adesivo no pedestal.
Dica de hoje:
Bom, eu sou "daqueles" que compram coisas e a deixam guardadas! Um belo dia, descubro uma maneira de utilizá-las, em prol de algo relacionado a luthieria, ao trabalho de palco ou para minha vida pessoal!
Estou sempre "olhando as coisas"...entro nas lojas de miudezas, loja de presentes, loja de cacarecos, loja que...as vezes, não tem nada a ver comigo...olho tudo. Um dia, se você tem uma ideia e precisa de um dispositivo ou algo que possa ajudá-lo a executar algo - você vai se lembrar de alguma coisa que viu! De alguma coisa que poderá utilizar! É o improviso consequente da constante observação!
E a ficha nunca cai na primeira vez. Por isso, tem que ser persistente. Criatividade nasce com poucos indivíduos! E como eu não fui privilegiado com isso - tenho meu esquema, meu jeito! Encontre a sua receita também! Abrax!

No comments:

Post a Comment