Thursday, September 29, 2016

Afastador de Cordas

Olá galera, faz muito mas muito tempo que eu não posto nada aqui. Vou tentar ser mais regular. E sei que muita gente fica esperando por novidades.
Então, sem mais delongas, vamos aos fatos e fotos!

Meu aluno de luthieria Alex Lyone me presenteou hoje com um dispositivo bem legals. É um afastador de cordas dedicado a região do capotraste (nut) e outro para a região aguda. Tem um dispositivo similar no site da stewmac.
link: http://www.stewmac.com/Luthier_Tools/Tools_by_Job/Tools_for_Nuts_and_Saddles/String_Spreaders_Set_of_2.html

O Alex fez de fibra de carbono e ficou ótimo. Resistente, visual bacana e similar da stewmac!

Experimentei agorinha pouco a peça e funcionou muito bem. O ideal é encapar a parte curva da peça com algum termoretrátil - desta forma, além de não agredir o acabamento na parte traseira do braço, encaixa melhor. Olha as fotos seguintes - como fica o afastador na guitarra.

Só faltou colocar a proteção termoretrátil, mas achei oportuno postar fotos bem rápido. Caso queiram, o Alex comercializa de boa. Basta adicioná lo no facebook: https://www.facebook.com/lyonelluthieria/?pnref=lhc
ou curtir a página da Lyonel Luthieria.

Mas e antes? Como era? 
Bom, quando eu fiz meu case de guitartech, já pensei nisso e adaptei o descanso do braço justamente para conseguir afastar as cordas - caso fosse necessário ajustar o nut ou mexer em alguma região próxima do capotraste ou nut.
Nas fotos abaixo vocês notarão que o descanso do braço é projetado para afastar as cordas.
Vista de cima
Pois é, e na região próxima do corpo da guitarra, eu simplesmente afastava as cordas utilizando duas palhetas desta forma:
E o descanso do braço, seguem as fotos para voces visualizarem a peça e como fiz o encaixe no case. Aliás, todos os meus workstations de guitartech possuem o mesmo sistema e a mesma medida - justamente para descansar o braço e afastar as cordas com a própria peça.


Espero que tenham gostado e em breve volto com mais dicas. 

5 comments:

  1. Yeah sempre bom ver novas dicas por aqui, thanks man!!!!

    ReplyDelete
  2. Henry, muito legal, dá umas dicas de como trocar captador de strato sem tirar as cordas...

    ReplyDelete
  3. Como trocar captadores de strato sem tirar as cordas? Só se for uma emergência, porque não é a forma correta de fazer.

    ReplyDelete
  4. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-814555995-afastador-de-cordas-guitarra-baixo-violo-luthier-_JM

    ReplyDelete
  5. https://www.facebook.com/smallvilleemporium/posts/1515211571827657

    ReplyDelete