Saturday, March 15, 2014

Apertadores de Trastes!

Esse apertador de trastes, fiz uns 3 ou 4 anos atrás...Ficou guardado numa gaveta, porque estava sem tempo de fazer mais. Acabei montando quatro ou cinco peças e deixei os guardados. 
As bases são de MDF. A base inferior possui a face interna rebaixada para acomodar melhor o shape traseiro do braço, vide foto:
 Nas extremidades, dois longos parafusos controlam a mobilidade da peça. No centro, são 3 parafusos ( o do meio, possui um sistema ajustável com mola e borboleta).
É um dispositivo bem simples, mas muito eficaz. O braço da guitarra é um trapézio - por isso, são necessárias pelo menos 15 a 18 peças para cobrirem toda a extenção da escala.
Essa peça está dentro da minha maleta de milagres - que uso em shows. Na minha oficina, estou utilizando essas peças abaixo: bases de madeira e hastes de metal curvadas. Na foto abaixo a preparação.
Este apertador foi desenvolvido pelo meu ex-aluno Rogério Rocha Matos. E funciona superbem! Todas as peças atuam em toda extensão da escala e uma dúzia delas contribui para a rapidez do trabalho.
Nas fotos abaixo: as hastes colocadas na parte superior das bases de madeira.
 Falta fazer a furação e a colocação de parafusos longos nas extremidades.
 E para proporcionar o aperto, a colocação de borboletas da parte superior dos parafusos.
Em breve, as fotos finais do dispositivo!
Sim, mudei as bases que eram de madeira leve e pintadas. Fiz outras de freijó. Agora só falta colocar os protetores de feltro!


1 comment:

  1. Henry ,montei esse apertador de trastes e ficou bem legal! valeu pela dica!
    Não sou luthier,mas tenho grande interesse no assunto,aprendi muito lendo seu blog,seria legal uma matéria sobre coroamento dos trastes,quais as limas que você usa,algumas dicas de como fazer e explicar a diferença entre o acabamento dos trastes da gibson , fender e principalmente explicar como é possível a ibanez ter aquele acabamento premium?!
    Desculpa pedir tanta coisa...
    Obrigado por tudo.
    Clemente_SP

    ReplyDelete