Tuesday, May 28, 2013

Festival Istambul Agora - SESC Pompéia - 26/05/2013

Último dia de festival...estou quase em modo de segurança...sábado foi pesado: dei aulas de luthieria de manhã, trabalhei no festival de tarde/noite/madrugada, passei com vontade de dar porradas num certo motorista de carga. E...domingo acordei cansado, mas adrenalina leva a gente longe...e logo que cheguei...me animei com uma boa dose de café carioca e um pão de mel da PAN.....
Domingo, reprise do show do Mercan Dede, mas desta feita na choperia. Ou seja, sem a dança.
Foi fácil e rápido preparar tudo. Já tinha trabalhado com eles na quinta feira, então...bastou repetir o set up. Mexemos nas coisas eletrônicas e deixamos os instrumentos típicos dentro dos cases. Comentando com o Átila, resolvemos nem mexer porque tem algo de energético e ancestral nesses instrumentos. Só os músicos que deveriam manipulá-los...mas resolvi tirar as percussões e deixar o set up do percussionista pronto.
E foi bem legals. O show foi energético e  Mercan Dede e os músicos mostraram muito carisma e virtuosismo. A farra foi muito boa. 
 Sim, fiquei do lado direito do palco (na perspectiva da platéia) e tivemos problemas com "osmar contato" no microfone do clarinetista. Trocamos todo o sistema, mas foi o MIC que tava com "malcon". Resolvemos e até o final do show...tudo transcorreu tranquilo.
 Essa foto abaixo, foi um acaso...tirei sem pretensão e ficou assim: algo surreal....
Missão cumprida! Next: Alemanha Groove no mesmo SESC POMPÉIA!
No final, ganhei um CD duplo do Mercan Dede (devidamente autografado) e calorosos agradecimentos da banda. Idem para o Rodrigo e o Átila. Um reconhecimento e tanto!
Agradeço a todos que trabalharam comigo: SESC POMPÉIA, Só Palco, Circus, Som, Luz, Rodrigo, Átila, produtores, produtoras e amigos.

Festival Istambul Agora - SESC Pompéia - 25/05/2013

Terceiro dia...bom...se levar em consideração que não paro 3 finais de semana direto e tenho feito muitos shows. E ainda em tempo regulamentar estou a paisana na escola de luthieria...é...meus pés, braços, pescoço e costas doem...comprei Alginac 1000!
Mas hoje, sábado...apenas o DJ e uma banda! Mas tem muito backline...e a maioria vai embora hj...clima de dúvidas no ar???
O DJ Thomash iniciou os trabalhos e "tentou" esquentar a galera...explica-se: colocaram cadeiras na platéia...sim, isso inibe e muito a questão do chutar a cadeira e rebolar as cadeiras!
Não tirei foto da montagem porque foi corrido...e pra variar a dança das cadeiras que não rolou...também não rolava a cadeira do piano que por falta de um parafuso (não obedecia ao ajuste de subir e descer). Providencialmente, o boss Rodrigo Cerqueira "apercebeu se do fato" e pediu providencias a respeito...e ligeiramente encontrei um parafuso na bitola exata e no comprimento justo ( poutttaaa sorte). E a cadeira subiu....
Na foto abaixo, a banda tocando ao vivo. Pra mim, um dos melhores shows do Festival. E mesmo com cadeiras...galera agitou!
Para saber mais sobre Karsu Donmez: http://www.karsu.nl/
 Desta feita, fiquei do lado direito do palco (na perspectiva da platéia) e foi tudo tranquilo. Na passagem de som, tivemos um probleminha com ruídos no amp de guitarra (um antigo JC120 da Roland - que ainda tem serventia por essas paragens!)...e tudo culpa de uma régua de AC de 110 volts indevidamente colocada para uma fonte 220 volts de pedais...Ou seja: ruído pra caramba...Mas descobrimos e deixamos tudo nos trinques!
Mais foto do show, essa do batera que eu achei bem chinfrin no início do show...mas o cara detona e manda superbem...no final do show...o cara deu um show a parte!
set list!
Showzaço e uma versão de Skyfall matadora....curti pra caramba! E o guitarrista Orville Breeveld oriundo do Suriname, me proporcionou o trampo de guitar tech na noite. Deixou a guitarra aos meus cuidados e isso foi bem dahora!
Mais uma terminada e rumo ao último dia! Ahhhhhhhhhh...mas não acabou....carregamos o backline até as docas para a carga de retorno e o feladaspoutis (xingamento em turco) do motorista me atrasa quase duas horas. Ira e ódio total de quem vos escreve...mas deixei prá lá....

Festival Istambul Agora - SESC Pompéia - 24/05/2013


Segundo dia de festival, finalmente um pouco de emoção pra mim...ou traduzindo: trampo específico!
Veja aqui sobre Chadas Ustuntas: http://chadasustuntas.wordpress.com/
Pois é, tive que refazer a ligação no jack plate do violão do Chadas. São 2 conectores: um jack estéreo e um conector XLR. O fio terra solto e o(s) positivos ameaçando soltarem também!
Depois cortei as sobras de cordas para evitar vibrações desnecessárias...Sim, são 11 cordas! Um belíssimo violão de luthier (Turco), mas muito muito legals!
Na foto abaixo, a mesa improvisada para um trato rápido.
 Vista aérea do violão de 11 cordas...me lembrou bastante os violões do Egberto Gismonti - a qual tive a oportunidade de mexer uma única vez.
 Chadas passando o som e testando o microfone. Utilizamos um outro microfone na roseta do violão.
Chadas "ao vivo"...mandando bala em arpejos e dedilhados...ação de cordas altas e muito atletismo nos dedos...Impressionante!
Mais uma foto "ao vivo" tirada da platéia, Show tranquilo, Chadas voltou depois para o tocar com a galera do Gevende!
A próxima banda Gevende, fez um som fusion com melodias turcas e equipamentos convencionais: bateria, saxofone, violino, guitarra e contrabaixo.
Veja nesse link: http://www.myspace.com/gevende
Passagem de som do Gevende
 Showtime
 Set List
 Convidados no BIS!
O segundo dia foi bem tranquilo e foi quando decidi ter uma workstation específica para os shows. cansei de improvisar mesas em backstages nem sempre apropriados...mas isso é outra saga que contarei em breve...

Friday, May 24, 2013

Festival Istambul Agora - SESC Pompéia - 23/05/2013

Essa será uma rara oportunidade de trabalhar com artistas e músicos de estirpe diferente...digo...trabalhar com sonoridades desimilares aos que costumo fazer normalmente.
Música turca! É justamente o tipo de trabalho que nos enche de motivação....pelo novo e pela saída da zona de conforto - onde aprendemos mais e mais...
Roadie tem que ser como um canivete suiço - que os próprios carregan consigo para variadas funções.
Agradeço ao meu amigo Rodrigo Cerqueira pela oportunidade! O resto é "peidar sangue depois de comer pão de mel da PAN! ( piada interna...hahahahahahaha). E finalmente, trampei com o Átila - que segundo as más e boas línguas...o cara é foda!
Neste dia 23/05...gig com o Mercan Dede. Veja um pouco sobre ele neste link: http://en.wikipedia.org/wiki/Mercan_Dede
Showzaço...os músicos são extremamente virtuoses...tocam muito rápido mas possuem um feeling incrível. A combinação DJ + instrumentos típicos + dançarino = foi matadora. Um pouuuta show!
Passagem de som com a banda. Todos muito objetivos e sem firulas. 
Coreografia do dançarino em ensaio durante a passagem de som.
A dança-meditação chamada de Sema que é masculina, acompanhada por flauta, tambores e violinos -os kamanché. A Sema foi proclamada como cerimonia mevleví em 2005. E em 2008, inscrita na lista representativa do Patrimonio Cultural Inmaterial da Humanidade (UNESCO). Os homens giram sobre si mesmos com os bracos estendidos facilitando estados alterados de consciência e de êxtase místico. A essência deles é girar seguindo a direção do coração. A mão direita coloca-se estendida com a palma da mão virada para cima e a mão esquerda se dirige para a terra. Desta forma os dervixes sao como um canal, os mediadores entre o céu e a terra. Assim, com este rodar rítmico, pretende-se entrar em união com o todo e observar a face de Deus em todas as partes.
Equipamentos dos músicos - que aliás, são todos virtuoses e pessoas bem legais! E eu digo virtuose = tocam solos em velocidades pra Yngwie Malmsteen não botar defeito...sério!
 Showtime...a inusitada combinação de instrumentos musicais típicos e um DJ...deu um toque especial 
A dança "ao vivo"...o cara ficou inteiro depois de quase 8 a 10 minutos de rodopios...eu não aguentaira nem 8 segundos rodopiando...
Depois do "bis", artistas pra galera...muitos aplausos e clima de êxtase da audiência. Sensacional!
Trabalhar com Mercan Dede e a Secret Tribe foi prazeroso demais. Mercan Dede é um artista completo: um misto de talento, carisma, humildade e um verdadeiro gentleman. 

Wednesday, May 22, 2013

Dicas da Estrada - Ferramentas Básicas - GP edição 205

Confira minha coluna mensal na revista Guitar Player: "Dicas da Estrada" - Ferramentas Básicas.


Monday, May 20, 2013

Virada Cultural 2013

Em vez de música e atividades artísticas de maneira geral, a Virada Cultural foi destacada pelos assaltos, arrastões, excessos etílicos, overdose fatal, precariedade de equipamentos, estrutura precária e descultura generalizada no critério da prévia escolha das atrações. E vai ter Copa do Mundo aqui? E vai ter a RIO 2016? Essa eu passo...

NEXT: Festival Istambul Agora no Sesc Pompéia

UFO Brazil Tour 2013

Este ano de 2013, tive a oportunidade de rever muitos artistas e bandas: Loudness, George Lynch e uma das minhas bandas preferidas: UFO
É surreal.  Nunca imaginaria quando adolescente que meu caminho cruzaria com eles. Tive todos os discos (na época) e atualmente tenho quase tudo deles. Encontrá-los novamente no Brasil, é algo realmente surreal. E desta vez, a oportunidade e a possibilidade de conversar mais e conseguir umas fotos com esses caras foi 777% ok!
Na foto abaixo, o backline do Vinnie Morre: 2 cabeçotes Marshall JCM2000 e 4 gabinetes "vint-reissue" que compõem o sistema full stack. Apenas as caixas inferiores são ativadas e somente uma é microfonada. Na foto, o ajuste dos mic ainda estava em stand-by. E um dos pedestais com o microfone foi retirado.
 Desta lado do palco, os cabeçotes SVT Classic da Ampeg (do baixista Rob de Luca): o superior Lead e o inferior Backup. Ambos sob a caixa Ampeg 8 x 10". Do lado o Marshall JCM900 do Paul Raymond e 2 x gabinetes 1960 B.
 Na foto seguinte os 2 teclados do Paul Raymond: Korg Triton e o Yamaha VK7
 A guitarra Gibson Les Paul Studio canhota de Paul Raymond descansando no Roadie Station do Phil.
O layout de palco quase nos trinques!
A guitarra backup do Vinnie Moore - Dean signature versão sul coreana! Só não curti a cor azul....
 A pedaleira do Vinnie com 3 delays , um booster, o Noise Gate e o wah. Bem simples e prático.
 
Na foto abaixo, o tech Phill fazendo os ajustes na bateria do Andy Parker: 
DRUMS: YAMAHA RECORDING 9000
 02 X 22”X16” BUMBOS 01 X 13”X11” TOM 01 X 14”12” TOM 01 X 16”X16” SURDO 01 X 18”X16” SURDO 01 X 14”X5” PEARL BRASS CAIXA 01 X 14”X6,5” YAMAHA BRASS CAIXA
E nas fotos seguintes, eu passando o som para o monitor da bateria:
Eu passando o som e no alto, o Jeff nos "butões"...Dave Brito do meu lado...
O SET LIST:
Ready to Rock Bottom?
 E o show rolando...só sonzera!
Eu, Phil Moog e Saulo
 Eu e Paul Raymond
Eu e Rob De Luca (que além do UFO, toca com Sebastian Bach)
 Eu e Vinnie
 Eu, Phil e Saulo....faltou o Fantoni, Jerry (PA) e o Andy Parker.
Poster da tour ....as palhetas do Vinnie, Paul e da banda...e a credencial é uma antiga....já que desta vez....não tivemos...o promoter apenas nos colocou uma pulseira. Uma pena! Pq uma credencial seria uma lembrança e tanto.
Next: Virada Cultural 2013