Sunday, April 15, 2012

duas novas na maleta....

Mais duas ferramentas novas para minha maleta de comodidades técnicas! A primeira é uma multi spanner ( que nada mais é que uma chave multiuso). Já tive uma dessas no passado - quando me mudei do Japão para o Brasil em 1998! Enviei várias caixas de mudança para cá...e infelizmente uma delas está desaparecida (???) até hoje....e continha uma chave similar a essa.
A referida que se perdeu, ganhei do amigo Jun que trabalhava na ESP Technical House. E para "minha alegria" me enviaram esta nova!
Não tem segredo! É uma chave pequena com as extremidades anguladas e com duas pontas de cada lado. Cada par tem um lado serrilhado, veja na foto abaixo. 
Para fazer o ajuste de aperto e "desaperto" de uma chave de seleção do tipo toggle é perfeita. A chave é de aço escovado e não risca o acabamento do instrumento (logicamente que isso também depende do elemento que está entre a chave e o chão)!
Outra aplicação da chave no headstock! A multi spanner da ESP poderá ser utilizada em espaçamentos de tarraxas de stratos, LPs, teles, SGs, etc......
E aqui na foto seguinte, o ajuste de aperto do potenciômetro sem a remoção do knob! Muito prático!
A próxima...foi um desejo de consumo de tempos atrás...que finalmente consegui viabilizar! É o Batt-O-Meter, utilizado por cada 11 entre 10 técnicos de guitarras! 
Na lateral direita do aparelho (veja na foto abaixo), tem dois pinos, a qual é feita o encaixe de baterias e pilhas para teste. Eu sei, eu sei....um multímetro faz a mesma coisa...ajusta em corrente contínua, ajusta a escala aproximada e pronto!
 Aqui na foto abaixo, a parte frontal superior do aparelho, a indicação da polaridade dos pinos laterais (da foto anterior) e na outra extremidade, o botão de acionamento do aparelho e seletor do tipo de bateria ou pilha.
Na foto seguinte, o teste da bateria de 9 Volts...pressionando o botão de teste, a primeira indicação é o tipo de bateria, a carga correspondente e a porcentagem da bateria (na foto 96%)!

Nesta foto, o teste da pilha (AA) da minha lanterna, basta encostar a ponta positiva na respectiva polaridade do pino do aparelho e utilizar o plugue embutido no Batt-O-Meter! O Batt indica a carga e a porcentagem da pilha....eu sei....eu sei...o multímetro faz a mesma coisa (menos a porcentagem)....
 Na foto seguinte, uma visão macro do plugue embutido no Batt-O-Meter! É bastante similar aos cabos curtos de interligação de pedais, mas apenas diferente na ponta do plugue.
Pois então...na foto abaixo...o Batt-O-Meter está conectado ao pedal CE5 da Boss, o chorus ensemble! O aparelho indica a carga da bateria e o tempo de duração da mesma no pedal....e isso vale para todos os tipos de pedais. No caso de um pedal overdrive indicará um tempo maior de duração. No caso do Chorus, 17 horas de uso(vide foto) e no Digital Delay, indicou 4 horas de uso.
Pois é, isso o multímetro não faz! Os pedais da Boss são fáceis de abrir e tirar a bateria. Mas tem outras marcas e muitos pedais de boutique que a remoção é mais demorada! Isso faz diferença na estrada e com o Batt-O-Meter, ganhamos com agilidade e rapidez!
Eu sei, eu sei...a maioria dos guitarristas utilizam fontes de alimentação! Mas olha...meus recentes shows e bandas que trabalhei, muitos preferiam utilizar baterias alcalinas. E lembro que no passado, muitos músicos também optaram assim. Olha só: Magnus Rosen (ex baixista do Hammerfall), Jack Frost (na época do Savatage), Lance Harrison (Hirax), Dave Pybus (baixista do Cradle Of Filth) e alguns outros...principalmente para fazer workshops e clínicas.
Não, não...o multímetro continua na mala e será sempre bem utilizado! Ferramentas novas me deixam estimulado e o investimento desta feita foi baixo...recomendo e qualquer dúvida, bastam perguntar ou comentar! Abrax!

3 comments:

  1. Maravilhas hein Henry? só diz pra gente o preço dessas belezinhas e onde encontrar, rsrsr. abração.

    ReplyDelete
  2. blz Ricardo?
    olha só: http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Batt-O-Meter.html
    e a outra:
    http://www.stewmac.com/shop/Tools/Wrenches/ESP_Multi_Spanner.html
    abrax!

    ReplyDelete
  3. Eaí, beleza?

    Trabalho muito com shows, eventos e estou sempre procurando me atualizar na área né, seja através de blogs ou vídeos, sites, entre outros.
    Recentemente, buscando por estes conteúdos, conheci a Casa do Roadie. Já ouviu falar? É uma loja especializada em acessórios para roadies, produtores, técnicos, etc.
    Comprei alguns produtos com eles e recomendo, viu? Bem bacana! Atendimento bom e produtos de qualidade. To curtindo bastante!
    Da uma olhada aí: http://casadoroadie.com.br/

    ReplyDelete