Monday, March 19, 2012

Controvérsias e Odonto-aplicações!

Comentei numa postagem anterior sobre a utilização de ferramentas, peças e acessórios de um determinado segmento que poderão ser aplicados na luthieria. Outro dia, encontrei com o amigo Miguel da Music Tools (veja neste link). E estávamos numa conhecida loja de materiais plásticos no centro de sampa... conversa simples de 10 minutos, tivemos várias idéias de aplicações de produtos que estavam no local, para luthiers e roadies! Algo de errado nisso?
Mas há controvérsias...pois então...desde que comecei a mostrar aqui minhas idéias e algumas adaptações (ou melhoramentos) sobre ferramentas ou dispositivos já existentes...choveram elogios mas também críticas! Até ai....nada de anormal...mas alguns roadies e luthiers me mandaram emails e se manifestaram contra isso! Ou seja...
- Consideram maléfico a divulgação de técnicas e ferramentas (como eu faço) porque as mesmas devem ser manipuladas por pessoal capacitado. Uma vez que...agora, "qualquer um" poderá manufaturar as ferramentas e se "achar" roadie ou luthier..."da noite pra noite". Bom, não concordo!
- Consideram que devo "separar" as atribuições. Se falo sobre luthieria, devo consultar um luthier e não dar pitacos sobre isso. (dizem alguns luthiers que não me conhecem e acham que sou apenas roadie). E se falo sobre "roadie" e "show business", dizem que devo falar com conhecimento de causa (acham que sou apenas um luthier e não sou roadie). Então, esclarecendo: sou luthier e sou stage manager (chefe dos roadies).
- Consideram "antiético" a utilização de materiais de papelaria (por exemplo) adaptadas para serem utilizadas em shows ou bancadas de luthieria??? Sim, defendem a NÃO utilização de ferramentas de outros segmentos adaptadas para a luthieria ou show business....porque é ANTI-ÉTICO...
Essa foi a pior! E por isso, resolvi colocar essa postagem - que aborda algumas aplicações de acessórios e ferramentas de ortodontia para a luthieria.
As fresas diamantadas na foto abaixo, são alguns dos modelos que costumo utilizar para fazer inlay na escala. Estas que selecionei, são ótimas para detalhes finos, extremidades e minúcias. Cada peça custou 4 reais. Para aplicações gerais de inlay e para desbaste inicial - quando iniciamos a abertura da cavidade, indico as fresas de carbide (carboneto de titânio). De maneira geral, são as fresas mais utilizadas para tal.
As brocas de aço também são utilizadas por alguns profissionais, mas eu não sou adepto. Elas esquentam rápido e "queimam". No caso de escalas de madeira clara, é um risco porque mancham a madeira. Para escalas com madeiras escuras muito oleosas, recomendo as de carbide, mas não exagere na velocidade da dremel e faça as cavidades em várias etapas. Não queira ajustar a fresa com muita profundidade na primeira investida!
Aqui na foto abaixo, o mandril para os discos abrasivos. É compatível com a Dremel e custou a exorbitância de 8 reais. Esse mandril tem uma qualidade muito boa, recomendo!
Na foto seguinte, mostro os discos abrasivos que costumo comprar em lojas de materiais odontológicos.   Uso esses discos para corte de materiais, polimento de hardware e principalmente, nivelamento de trastes. Pois é, sobre nivelamento de trastes....outra controvérsia! Roadie tem que fazer nivelamento de trastes? Pra mim sim, com certeza! Muitos dizem que as guitarras devem ser encaminhadas para um luthier e o roadie apenas "mantém" a condição básica do instrumento, faz a limpeza e troca as cordas. Não concordo....mas de jeito nenhum...
Ok ok ok, eu sou luthier e roadie...pra mim é fácil falar isso...Mas não estou aqui para detonar ninguém...coloquem suas opiniões nos comentários e discutiremos isso.
Bom, quanto aos discos....uso discos de pedra e discos de borracha. As peças de pedra são destinados para cortes e desbastes pesados. Na verdade, só utilizo os discos de pedra em trastes muito problemáticos, em casos isolados. Para nivelamento, eu tenho uma outra ferramenta mais adequada, que mostrarei em breve. Os discos de borracha...ai sim....utilizo para acabamento e arredondamento dos trastes. 
Esses são os discos de borracha que utilizo para acabamento final e arredondamento. São de dois tipos (fase 1 e fase2). Os discos da fase 1 são destinados para arredondamento e os discos fase 2 - para arredondamento e acabamento final. Esses dois pacotes custam 14 reais cada. É um pacote com 6 discos. Depois que você usa e acostuma, é difícil largar!
Bom, nas fotos acima....é possível visualizar uma pequena pasta Colgate! Pois é...eu uso sim pasta de dente nas guitarras e baixos! Quando morei no Japão na década de 1990, vi muita gente utilizando pasta de dente para tirar o carimbo de selos para correspondência. Quando trabalhei em lojas de instrumentos usados, comprávamos muitas guitarras com adesivos e com acabamento muito sujo...encardido...
Na época, utilizei pasta de dente com água para tirar a cola dos adesivos! E pasta de dente é abrasivo...usei muito (uso ainda) para dar acabamento ou limpar as cavidades das cordas de nut de osso. Para trastes, comprei uma pasta específica (odontológica) para usar com os discos de borracha. Mas cera automotiva e pasta de dente também servem. Na estrada, levo pasta de dente! Mas para remover adesivos, mudei, nada melhor que Zippo (fluído para isqueiros)! Em breve, colocarei uma postagem a respeito de limpeza e produtos para tal! Bom, espero que tenham gostado das dicas....
Pedi autorização para os mesmos que enviaram emails e mensagens INBOX pelo Facebook, para "colar" aqui no blog, (os emails)...para discutirmos em aberto, mas os referidos não autorizaram. Na verdade, eu nem teria que pedir autorização...apenas, segui a cartilha da boa educação! E continuo reiterando sobre observação, adaptação, experimentação e improvisação. Quanto as opiniões contrárias ou controvérsias, deixe seu recado aqui devidamente identificado e discutiremos com toda a boa educação!

10 comments:

  1. Henry eu realmente adimiro seu trabalho e acho que o que vc tem feito aqui é de grande valia, quanto a pessoas que são contra, talvez por medo de perderem campo de trabalho, mas acredito que quem faz um trabalho bem feito com seriedade nao precisa se preocupar com esse tipo de coisa,sou Luthier e Roadie também e nao vejo problema nenhum em ensinar, até porque por mais simplificado que seja há pessoas que nao se habilitaram a fazer, e tem mais, existe campo de trabalho pra todo mundo o diferencial é o capricho e cuidado com aquilo que se propoe a fazer, vc esta de parabens!!

    ReplyDelete
  2. Excelente comentário! Complementou a postagem! valews1

    ReplyDelete
  3. Henry, seria muito comodo pra mim falar que seus posts sao muito uteis, que to aprendendo muito com tudo isso, porque vc me conhece e sabe que nao sou roadie e nem tao pouco me considero um luthier, sou apenas um aprendiz, apesar de ja ter aprontado um bocado.
    Sou fa das suas traquitanas, acho muito legal esse universo todo de aparatos muito criativo.
    Acredito que compartilhar conhecimento nao deprecia nossa capacidade ou ate mesmo menospreza a capacidade dos demais, muito pelo contrario acredito que oconhecimento e uma via de duas maos, onde sempre temos oportunidades para compartilhar novos conhecimentos.
    Quem e bom , faz na hora, nao depende de ninguem!!
    Parabens pela iniciativa!!

    ReplyDelete
  4. Pra retirar adesivos utilizo o tira-grude da quimatic,funciona beleza tbm.
    Abraços

    ReplyDelete
  5. Pois é Maurizio, nunca escondi nada...até pelo fato de ser professor...não seria uma atitude correta. Mas respeito quem se reserva no direito de ter seus truques ou métodos preservados. Num mercado ou segmento competitivo....isso é perfeitamente plausível. Mas no nosso ramo...pequeno...restrito e sobretudo desunido....pra quê?
    valews pela mensagem amigo!

    ReplyDelete
  6. Rogério...sim, o tira grude é muito bom...já usei...boa dica!

    ReplyDelete
  7. olá Henry ,eu sou aluno da B&H ,aonde que eu compro essas fresas e aproveitando as serrinhas p/ nut ?

    Grato: Bruno Bez Brunetti

    ReplyDelete
  8. Olá Henry. Sempre que posso visitou seus 2 blogs, da pauleira, da B&H e vários outros, não sou luthier não sou roadie, não toco em banda, sou físico, mas sou apaixonado por instrumentos de corda. Acho sua iniciativa fundamental para divulgar e ensinar mais um pouco sobre a arte de ser luthier e roadie ainda mais em um país que 90% do que vc quer saber e comprar para dar manutenção em um instrumento tem que ser comprado do exterior. Essas pessoas que não gostam da troca de informação tem o direito de se calarem, mas não tem o direito de precionar outras pessoas a fazerem o mesmo. Se um luthier realmente sabe o que faz e faz bem feito, sempre haverá espaço pra ele sem precisar "esconder segredos". E vc como professor de uma escola de luthieria deve sim propagar o conhecimento. Não falaram pra vc fechar a escola? Pois vc está ensinando truques para outras pessoas.
    Na minha área temos uma frase muito boa.
    "Uma teoria só é boa quando é posta a prova muitas vezes"

    E acho que serve para muita coisa nas nossas vidas, troque teoria por luthier hehe.

    Abraço e continue com seu pioneirismo, o mundo é feito por pessoas com conhecimento de fronteiras!

    ReplyDelete
  9. Uma das coisas que mais me impressionaram quando fiz o curso de luthieria na B&H foi exatamente a simplicidade e transparência dos mestres Henry Ho e Marcio Benedetti. Nunca esconderam seus "tesouros" nem ocultaram seus truques. Quem tem COMPETÊNCIA não tem medo da concorrência.
    Parabéns Henry, pela COMPETÊNCIA e despojamento.
    Conte sempre com esse amigo (e fã).
    Abração.

    ReplyDelete
  10. opsssss, desculpe a demora na resposta!
    Bruno, essas coisas odonto-lógicas vc compra na CD Dental, bem pertinho da escola, peça para alguém te ensinar a chegar lá...
    Matheus e Ricardo, fico muito honrado com os comentários, concordo 777% e digo mais...quem sabe de verdade, não tem concorrência no dicionário...abrax a todos!

    ReplyDelete