Monday, February 20, 2012

Volta e meia.....

Oi galera, beleza? 
Pois é, fico feliz que estejam gostando das dicas, idéias, adaptações, gambiarras e improvisações!!! A receptividade tem sido imensa! Outro dia, estava no caixa eletrônico do banco quando fui inesperadamente "abordado" por uma pessoa: "oi você é o Henry Ho? Eu estudo no IAV (Instituto de Áudio e Vídeo), faço curso de áudio básico e sou roadie! Acompanho seu blog e queria dizer que fiz algumas ferramentas que você colocou no blog, muito show!"....e ficamos uns dez minutos conversando...Ou seja, é muito gratificante!
E ultimamente, muita gente tem comentado a respeito do PowerPeg da Ernie Ball - que é um enrolador de cordas muito "dahora". Funciona com 4 pilhas AA, enrola e desenrola o encordoamento de maneira rápida e o visual é realmente ESTONTEANTE! 
Sim, com certeza, eu ainda devo comprar um desses pra mim...porém...já faz um tempo que improvisei algo similar utilizando uma parafusadeira! É o que gostaria de mostrar neste tópico!
Mas olha embaixo, a belezura da PowerPeg da Ernie Ball!
Pois então, antes...queria destacar o pegwinder da Planet Waves (foto seguinte)! Apesar de manual, este enrolador possui na outra extremidade, um cortador de cordas bastante útil e eficiente. Custa em torno de 40 reais nas lojas e recentemente, comprei mais uma peça (de reserva)!
Na foto seguinte, está mais que evidente que se trata de uma gambiarra (ou ajuste técnico...hahahaha).
É um enrolador de cordas para contrabaixo! Verdade seja dita: o encordoamento de baixo nem precisa deste acessório porque "normalmente" enrolamos as cordas no eixo das tarraxas manualmente - motivo pela qual,  bastam poucas voltas nas tarraxas para gerar tensão. Porém, utilizei a parte de cima de um enrolador antigo(esse do cabo amarelo da foto) para adaptá-la na parafusadeira. E resolvi aproveitar o cabo da referida para fazer essa peça específica de contrabaixo.
E olha que eu gostei! Funciona bem com vários tipos de tarraxas: tipo Fender Precision ou JB - aquelas bem parrudas. Funciona bem com as blindadas tipo "orelha de elefante". E funcionou legal com as tarraxas da marca Hipshot!
Para fazer este enrolador, é necessário uma tupia manual e uma fresa de 8mm de diâmetro. Passe a tupia primeiro e defina a cavidade com 44 mm de comprimento, 23 mm de profundidade e o diâmetro de 8 mm (o mesmo da fresa né)! Veja bem, passe a tupia num toco de madeira largo preso numa bancada e use uma guia para a máquina. Depois de definida a cavidade - ai sim...corte a peça e trabalhe o formato e acabamento. Para fazer o cabo, as opões são imensas. Exemplo: uma simples cavilha de madeira fixada com um parafuso comum.
Na foto seguinte, uma peça no formato da parte superior do enrolador feita de ferro! A base foi simplesmente soldada a um pedaço reto de uma chave hexagonal (que encaixa na parafusadeira)! 
Quem me deu esta peça foi um ex aluno, o Marcelo Oliver da cidade de Santos, da Dragon Music! 
Utilizei esta peça durante muito tempo e continua aqui nas minhas coisas! Apesar de "tosca", funciona bem (é o que interessa)...e muitos roadies de fora já "pagaram um pau" nela! Mas isso é conversa de alguns anos atrás, quando não tinha nada similar no mercado!
E aqui embaixo, a peça que fiz recentemente: desmembrei a parte superior do enrolador amarelo do próprio cabo. Cortei a extremidade prolongada da base superior que encaixava no cabo. Fiz um furo no enrolador e    juntei ambas as partes na vertical com parafuso e porca. A peça, que está agora na parte inferior foi colada ao adaptador de bits da parafusadeira (colei com araldite).
Na foto seguinte, visualização de como ficou o sistema! Pois é, foi um tanto "sofrido" montar essa traquitana que fiquei com preguiça de desmontar (para tirar fotos mais detalhadas, desculpe galera!)...mas também, é uma boa maneira de vocês quebrarem a cabeça e tentar montar...hahaha!!!
E aqui embaixo, todos os enroladores que me acompanham. A parafusadeira Black Decker e os dispositivos seguem na mala de traquitanas. Os enroladores manuais seguem na mochila. O enrolador da Planet Waves, vai na mala de ferramentas, porque objetos cortantes não podem viajar na bagagem de mão.
Sobre a parafusadeira da Black and Decker: veja esse link!
Ela funciona com 4 pilhas e não com bateria recarregável (o que eu prefiro)! E tem as duas opções de giro ( enrolar e desenrolar, no caso das cordas) e acompanha vários acessórios!
E aqui na foto abaixo, o verdadeiro motivo de optar por esta parafusadeira do que pela belezura do PowerPeg! Sim...isso mesmo - por causa da quantidade de acessórios disponíveis! O PowerPeg não tem isso. Funciona apenas como enrolador de cordas. É ótimo para a bancada, ótimo para a estrada...mas porque não adaptar sua parafusadeira com um dispositivo encapsulador de tarraxas? Ai sim, ele fica igual ao PowerPeg! E de bônus, a parafusadeira possui outras multifunções por causa dos acessórios!


E olha que TODOS os acessórios cabem dentro de uma caixinha de lanterna (da Maglite)! Muito legals né?

Neste vídeo, a Black and Decker em ação, soltando as cordas velhas da guitarra!

E neste vídeo, a parafusadeira em ação enrolando o encordoamento. O primeiro bordão enrolei do jeito tradicional. O segundo bordão, dei uma volta antes - para criar uma volta sobreposta de corda e para que o restante fique abaixo da corda que sai da abertura da tarraxa.
Espero que tenham gostado! Não canso de repetir: mala de roadie tem pouco espaço, opte sempre pelas ferramentas multifuncionais! Vamos usar a cabeça e a criatividade e otimizar o espaço disponível da melhor maneira possível! Sempre tem jeito e sempre tem algo para melhorar!
Abrax!

3 comments:

  1. A parafusadeira da B&D é legal, mas eu prefiro essa:

    http://www.makita.com.br/produtos/?sub=PARAFUSADEIRA%20DOBR%C1VEL&ln=12

    Inclusive tenho uma HEHEHE

    ReplyDelete
  2. Essa é uma das melhores pq roda rápido e tem muito acessório, acho q é a melhor de mercado....mas não levo pra estrada pq judia....

    ReplyDelete
  3. Gostei mais dessa aqui do que a da Ernie Ball. Menorzinha e com mais funções http://www.paytons.com.au/product.php?id_product=71100

    ReplyDelete