Saturday, February 18, 2012

Dando "Lima" na preguiça!

Já faz algum tempo...acho que estava trabalhando no show da banda Raven e do vocalista Steve Grimmet (Grim Reaper, Onslaught, Lionsheart)...e a Só Palco (empresa que aluga equipamento para as produtoras de shows), nos enviou um gabinete 8 x 10 da Ampeg, porém sem um dos pés dianteiros! Isso mesmo, pode parecer absurdo, mas foi realmente um ABSURDO! 
Bom, a questão é que...sem um calço...o gabinete cai para frente e lembrando que o cabeçote da caixa, o Ampeg SVT2 fica SEMPRE posicionado em cima da própria caixa...Se o gabinete cai para frente, cai tudo, inclusive o(s) cabeçote(s).
No dia, eu não tinha nenhum pedaço de madeira na mala e acabei calçando o gabinete com uma ferramenta. Ou seja, era um bloco de madeira com um pedaço de lima colado numa das extremidades. Uma ferramenta que utilizamos para dar acabamento nas laterais do braço, visando nivelar os trastes lateralmente. E também em algumas ocasiões, a utilizamos para nivelar o topo dos trastes...
Pois é...acabou o show...arrumamos tudo e eu acabei esquecendo do calço...esqueci completamente da ferramenta. Quando lembrei, já estava no conforto do meu lar...e só restava lamentar. 
E só agora, graças a esse blog...deixei a preguiça de lado e fiz a ferramenta novamente! 
Na foto abaixo, veja uma lima do tipo chata ou plana. Comprei uma de 10" da marca K& F, paguei 24 reais (depois que choraminguei um desconto no ladrão) ....hahahahahahaha..abrindo parênteses novamente ( ladrão - é o nome de uma loja de ferramentas aqui do bairro...por motivos óbvios)! Vocês entenderam né?
Fixei a lima numa morça para cortá-la. Sim, é verdade...cortar isso é emoção para quem faz e quem vê...A primeira vez é tudo novidade, depois vira preguiça mesmo....
Aqui na foto seguinte, a ferramenta para executar o corte: uma retífica Dremel com um disco de corte. Optei por um disco mais parrudo porque os finos geralmente quebram. E meus discos diamantados acabaram!
Importante lembrar que o uso de óculos protetor é obrigatório. E dá-lhe faíscas pra todos os lados....
Olha o disco da Dremel fixado no mandril da retífica, inserido na pinça rápida da máquina. Esse mandril comprei em uma casa de produtos odontológicos e custou apenas 5,90 reais. Isso mesmo...se você comprar o kit da própria Dremel (mandril e disco) vai gastar 40 reais! Outro lugar bom para achar coisas úteis para luthieria, casas de material odontológico!
Lima devidamente seccionada em 3 partes. O processo de corte não é rápido. Não deixe a peça aquecer muito durante a operação. Findado o processo, faça o acabamento das extremidades num moto esmeril ou numa lixadeira específica. E use SEMPRE o óculos de proteção.
Achei um pedaço de mogno, um retalho retangular que serviu perfeitamente para o propósito da ferramenta!
Deixei o topo e a parte inferior da madeira retas e o acabamento das laterais foi feito com uma lixa de massa 120. O mogno pelo fato de ser poroso, é ideal para esse tipo de aplicação, a colagem!
A ideia é fazer ferramentas similares da StewMac - site americano especializado em ferramentas de luthieria! Uma coisa bem simples: um pedaço de toco de madeira e uma lima colada na parte inferior. Ótima ferramenta para dar acabamento na lateral dos trastes, nivelar trastes e outras aplicações!
E serve também para nivelamento de regiões da escala (sem os trastes). A minha ferramenta, que perdi no show, era exatamente similar a essas maiores da foto abaixo!
Posicionei a lima cortada e acabada sob o pedaço de mogno, mas ainda não tinha colado a peça na madeira. Foi apenas para saber se as medidas estavam todas corretas! E ficou bom...modéstia a parte...ficou excelente! E resolvi deixar o toco de madeira no formato retangular...e vocês saberão logo o por que?
Bom, definido o posicionamento da lima em uma das extremidades...tive outra ideia (mas é LÓGICO que não seria apenas uma ferramenta com uma única função...)!!!Cortei um pedaço retangular de uma sobra de placa tortoise sanduíche, para confeccionar escudos.
Aqui a peça de tortoise cortada e definida para ser fixada na extremidade oposta ao posicionamento da lima. Ou seja, será colada também, mas na outra extremidade.
Passei adesivo de contato em ambas as peças: na madeira e no plástico. Esperei secar e juntei as duas partes. Vocês já devem estar adivinhando...ou nem imaginam do que se trata?
Terminada a colagem da placa plástica,  fiz um acabamento na lixadeira para "eliminar" as sobras e nivelar todas as superfícies. O visual é esse da foto abaixo!
E na foto seguinte, marcação na lateral do bloco com lápis. Note na parte inferior desta foto - as lâminas do escudo (preto, branco e tortoise)!
Depois de definida a "tal" da marcação...Fiz um furo com uma broca de 1,8 mm utilizando a Dremel.
Após "furar" ambas as laterais do bloco, inseri 2 parafuso de 3 mm de diâmetro e 70 mm de comprimento. Um parafuso de cada lado.
Com relação a esses parafusos, deixei metade para dentro do bloco e cortei a sobra com um alicate. Vide foto abaixo.
Aqui, o parafuso "sem cabeça" com acabamento ruim, por causa do corte. Mas devidamente inserido na cavidade, com firmeza na fixação.
Usei um mini esmeril para melhorar o acabamento da parte exposta do parafuso. bem simples, não tem segredo!
E finalmente, na foto seguinte: o parafuso com acabamento correto, uma placa de metal, uma arruela e uma borboleta de 3 mm. Essa plaquinha de metal retangular, nada mais é que uma dobradiça pequena - que também seccionei com o disco de corte da Dremel (porém utilizei um disco mais fino).
Aqui, o visual da parte lateral com o parafuso, arruela, placa de ferro e borboleta! E notem o pedaço de plástico tortoise colado na extremidade do bloco com acabamento rebaixado! Mas o que será isso (vocês provavelmente devem estar curiosos), certo?
E na foto seguinte, desvendado o mistério: um dispositivo fixador de lixas na parte lateral do bloco de madeira. Ou seja, a lima é a medida mais grossa para acabamento desta ferramenta. E as lixas avulsas de granulação mais finas serão utilizadas do outro lado do bloco para " afinar" o acabamento da lima. Uma ferramenta igual a que perdi, mas que possui de bônus, um "outro lado" bastante versátil.
E na foto abaixo, a lixa de massa numeração 220 fixada na extremidade contrária da lima. O pedaço de plástico tortoise abaixo da lixa é para assegurar que a lixa fique reta, esticada e bem aderida ao conjunto. E na possibilidade de fixar a lixa com fita dupla face - o plástico adere melhor a cola da fita do que a madeira bruta do toco.
Vista do bloco de lima com a referida colada no topo com cola araldite de 10 minutos de cura. Passe cola na lima e no toco. E para pressionar a lima na madeira, utilize um sargento e calços de madeira. Eu deixei exatos 20 minutos e estava tudo bem colado no final!
Pois é, com o pedaço da lima que sobrou do corte, fiz outra ferramenta. Uma bem menor, aproveitando um pedaço de mogno e o retalho da lima!
E com a sobra da parte inferior da lima - que é encaixada no cabo (que não acompanha a lima)...fiz um mini formão. E será útil para levantar trastes, tirar "lascas" de madeiras, limpar sujeira de escala escura e etc...
Coloquei duas gotas de superbonder e fixei esse pedaço de lima num pedaço de mogno.
E na foto abaixo, as 3 ferramentas! A peça principal que possui 2 funções, uma peça compacta e um mini formão. Pois então: com uma única lima...produzimos 3 peças! Se for comprar a lima e copiar, não esqueça: compre uma lima boa, da K&F, por exemplo!
Espero que tenham gostado destas! E já providenciei calços de madeira para minha mala de ferramentas! E a Só Palco também deveria dar um jeito nesse gabinete (que por ironia, foi fornecido novamente como backline, na produção do show do Glenn Hughes)! Isso mesmo, a caixa veio DE NOVO e sem os pés dianteiros! Mas eu acabei utilizando um pedaço de madeira que achei no camarim como calço...
Grande abrax a todos!

6 comments:

  1. Legal cara, com muita criatividade aproveitou bem cada parte do material, resultando em três ferramentas interessantes, parabéns!

    ReplyDelete
  2. valews! fico honrado com sua mensagem!

    ReplyDelete
  3. Show de bola Henry! Você é o cara!!!

    ReplyDelete
  4. Caramba! Matou a pau! Show Henry.

    Fabricio Nunes

    ReplyDelete
  5. Valews Saulo, valews Fabrício...!!!

    ReplyDelete
  6. Henry vc não posta mais nada sobre ferramentas já faz um tempo. Dê mais dicas de como substituir ferramentas gringas (ex: stewmac) por ferramentas que conseguimos encontrar aqui no Brasil em lojas de material de construção, odontológicos (como vc ja fez)...
    Muito boas suas dicas!

    ReplyDelete