Esse apertador de trastes, fiz uns 3 ou 4 anos atrás...Ficou guardado numa gaveta, porque estava sem tempo de fazer mais. Acabei montando quatro ou cinco peças e deixei os guardados.
As bases são de MDF. A base inferior possui a face interna rebaixada para acomodar melhor o shape traseiro do braço, vide foto:
Nas extremidades, dois longos parafusos controlam a mobilidade da peça. No centro, são 3 parafusos ( o do meio, possui um sistema ajustável com mola e borboleta).É um dispositivo bem simples, mas muito eficaz. O braço da guitarra é um trapézio - por isso, são necessárias pelo menos 15 a 18 peças para cobrirem toda a extenção da escala.
Essa peça está dentro da minha maleta de milagres - que uso em shows. Na minha oficina, estou utilizando essas peças abaixo: bases de madeira e hastes de metal curvadas. Na foto abaixo a preparação.
Este apertador foi desenvolvido pelo meu ex-aluno Rogério Rocha Matos. E funciona superbem! Todas as peças atuam em toda extensão da escala e uma dúzia delas contribui para a rapidez do trabalho.
Nas fotos abaixo: as hastes colocadas na parte superior das bases de madeira.
Falta fazer a furação e a colocação de parafusos longos nas extremidades.
E para proporcionar o aperto, a colocação de borboletas da parte superior dos parafusos.
Em breve, as fotos finais do dispositivo!
Sim, mudei as bases que eram de madeira leve e pintadas. Fiz outras de freijó. Agora só falta colocar os protetores de feltro!
Sim, mudei as bases que eram de madeira leve e pintadas. Fiz outras de freijó. Agora só falta colocar os protetores de feltro!